Lipoaspiração

Acabe Com a Gordura Localizada!
Realize o Sonho da Lipoaspiração.

Agende sua consulta

Por Dr. André Ahmed

Lipoaspiração no Rio de Janeiro

A lipoaspiração é a cirurgia para retirar gordura do corpo por meio de cânulas com furinhos ligadas a um sistema de sucção. Serve para remodelar áreas especificas do corpo, como flancos, costas (dorso), coxas, culotes, braços, região suprapúbica, próxima ao umbigo, toda a face anterior do abdômen, papada, etc…

Outros nomes:

– lipectomia assistida por sucção
– lipoplastia
– mais conhecida pelos pacientes apenas como lipo
– cirurgia para tirar gordura
– suas variações: lipolight, minilipo, hdrolipo, lipo 360º, lipo 360 graus, lipo 360, lipo HD, lipo 3D, lipo lad, lipo de alta definição, lipo de média definição, lipoescultura, etc…

Para quem é indicado este procedimento?

A lipoaspiração é indicada para pessoas que estão dentro do peso ideal para sua altura. Isso mesmo! É importante enfatizar aqui que a lipoaspiração não serve para emagrecer ninguém. Pessoas que estão dentro do peso ideal, de preferência com índice de massa corpórea (IMC) abaixo de 25Kg/m², vão se beneficiar mais de uma lipoaspiração, pois seu resultado será melhor. Pessoas que estão acima do peso, e passam por uma lipoaspiração, podem apresentar irregularidades da pele.

Além disso, cirurgias realizadas em pessoas sem sobrepeso são mais seguras.

Outro detalhe importante, se você vai passar por uma lipoaspiração, isso não te isenta da necessidade de se cuidar antes e após a cirurgia. Se prepare para a cirurgia, mantendo hábitos saudáveis. Se for necessário, perca peso antes da cirurgia. Após a lipoaspiração, cuide da sua dieta e faça exercícios físicos, pois, se você não atentar para isso, poderá perder seu resultado.

Além de toda avaliação clínica do paciente, para que o cirurgião não encontre nenhum problema de saúde que contraindique a lipoaspiração, é muito importante um exame físico para se avaliar a qualidade da pele. Se o paciente apresentar alguma flacidez de pele na região anterior do abdômen, por exemplo, poderá ser necessária a associação com abdominoplastia.

É importante sabermos também que a lipoaspiração não serve para retirar gordura intra-abdominal. Ou seja, aquelas pessoas que estão com gordura visceral, e um abdome globoso, não se beneficiarão da lipoaspiração.

O que é a cirurgia de Lipoaspiração?

Lipo (gordura) + aspiração É a cirurgia plástica mais realizada no Brasil. A lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, para se atingir um melhor contorno corporal. O objetivo é remover depósitos de gordura localizada, o que chamamos de lipodistrofia. Técnica desenvolvida pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz no início da década de 80, a lipoaspiração é considerada uma revolução na cirurgia plástica. Tem como objetivo retirar excessos de gordura subcutânea (localizada abaixo da pele), por meio de movimentos de vai-e-vem de uma cânula contendo orifícios em sua extremidade. A cânula é introduzida através de pequenas incisões na pele. Essas cânulas apresentam diversas espessuras. Variando de 2,5mm, 3mm, 3,5mm… até 5mm. Normalmente as cânulas têm um comprimento de 15, 20, 25 ou 30cm. Alguns cirurgiões plásticos usam até de 6mm, mas eu particularmente não gosto de cânulas com maior calibre, e prefiro trabalhar mais com cânulas de 3,5mm e 4mm. Para dar um acabamento final, às vezes utilizo a cânula de 3mm. Raramente, utilizo a de 5mm, e reservo essa cânula de maior calibre para pacientes com mais gordura localizada, e mesmo assim, de forma restrita. Essas cânulas são ligadas a um sistema de vácuo (aspiração). Alguns cirurgiões utilizam seringas (em geral, seringas de 60ml) acopladas à cânula. Na aspiração com seringa, o cirurgião puxa o êmbolo da seringa, mantendo uma trava dentro dela, e isso provoca uma pressão negativa, ou seja um vácuo, para que seja feita a aspiração da gordura. Na minha rotina, utilizo um aparelho de lipoaspiração de ótima qualidade, chamado de lipoaspirador, que fornece continuamente uma forte sucção, com pressão negativa de 760 mmHg, e isso gera maior potencial de aspiração da gordura. Uma mangueira própria esterilizada é acoplada à cânula e segue até o lipoaspirador. Podemos instalar um frasco estéril no meio do circuito para coleta de gordura em casos em que iremos utilizá-la para enxertia.

Lipoaspiração tumescente (conceito):

Antes da lipoaspiração propriamente dita, infiltramos a região a ser lipoaspirada com uma solução contendo soro fisiológico e adrenalina bem diluída. É a solução de Klein, que pode também conter anestésicos locais. Essa solução tem a finalidade principal de promover uma diminuição do calibre dos vasos sanguíneos localizados naquela região, para que os movimentos da cânula não levem a um grande sangramento pela ruptura dos vasos. Esse fenômeno provocado pela ação da adrenalina se chama vasoconstricção. Isso é muito importante para que o(a) paciente não perca tanto sangue durante o procedimento, e para que não fique com tantas áreas roxas (equimoses) no pós-operatório, e também apresente menos edema (inchaço).

Nesse universo da lipoaspiração o que é mais solicitado pelo público?

Lipo de dorso ou lipo das costas ou lipoaspiração de dorso, lipoaspiração de flancos, lipo de flancos, lipoaspiração de abdome, lipo de abdome, lipo de culotes, lipo em torno do umbigo, lipo de papada, lipoaspiração de papada, lipoaspiração de axilas, lipo do interno de coxas, lipo de braço, lipoaspiração de coxas, lipo de axilas, lipoaspiração das costas, lipoaspiração de culotes. lipo de abdômen, lipoaspiração no braço, lipoaspiração nos braços, lipoaspiração barriga, lipoaspiração na barriga, lipo na barriga, lipoaspiração abdominal, lipoaspiração na região lombar.

Qual o volume máximo de gordura a ser retirado numa lipoaspiração?

Existe uma regra básica que é a dos 7% do peso corporal. Porém, o mais importante mesmo é o bom senso do cirurgião, que sempre deve estar atento às condições clínicas do(a) paciente, sinais vitais durante a cirurgia e às características da gordura que está sendo aspirada. Se a gordura estiver saindo com uma quantidade maior de sangue, o cirurgião deverá saber que é hora de parar de atuar naquela área.

Sobre enxerto de gordura, ou lipoenxertia:

A gordura aspirada pode ser aproveitada para ser injetada em outras regiões do corpo que necessitem de mais volume, como por exemplo, a região glútea. A esse procedimento se dá o nome de lipoescultura. Portanto, a lipoescultura é a redistribuição da gordura, que se proporcional um contorno corporal mais gracioso. Quase todas as lipoaspirações hoje pode ser chamadas de lipoescultura, pois em quase todos os casos, nós realizamos enxerto de gordura nos glúteos. O enxerto de gordura é um recurso bem interessante. A colocação de gordura no bumbum é muito solicitada pelas pacientes.

Lipoenxertia de glúteos

Como é o procedimento para colocar gordura no bumbum

A lipoenxertia em glúteos é feita após coleta de grande parte da gordura lipoaspirada, ou até mesmo toda gordura lipoaspirada. Essa gordura aspirada passa por um preparo. Após decantação, a parte contida no frasco coletor que não corresponde a uma gordura pura, é descartada. Ou seja, sangue e soro fisiológico, não são utilizados para enxerto, apenas a gordura, que pode ainda ser lavada numa peneira, sofrendo ainda um processo de filtragem e lavagem com soro. O objetivo disso é disponibilizar um tecido adiposo bem puro para utilização no enxerto de gordura no bumbum. Mesmo assim, sabemos que apenas um percentual da gordura enxertada irá se integrar à região, e, infelizmente, uma grande parte sofre um processo de degeneração e é absorvida. Chamamos de gordura absorvida aquela que não fica, e não dará volume à região enxertada. Essa é a maior limitação da lipoenxertia glútea. Por isso, pacientes que querem realmente aumentar os glúteos de forma mais pronunciada, deve ser cogitada a prótese de silicone para essa região.

Voltando à lipoaspiração…

Já disse lá em cima, mas não custa repetir (!!!).

A lipoaspiração não está indicada para pacientes obesos. Os resultados nesses casos não são os melhores. A qualidade da pele também deve ser avaliada, pois é importante que haja uma boa retração da mesma no pós-operatório. Quanto mais o paciente se encontrar próximo ao peso adequado, melhor será a indicação da lipoaspiração, pois dessa forma se consegue esculpir o corpo. Obs: O termo hidrolipo não existe na literatura médica. Não é tão consagrado no meio médico, dentre os cirurgiões mais conceituados. A lipoaspiração, ao contrário do que prevê a hidrolipo, deve ser realizada em ambiente de centro cirúrgico com todo aparato de segurança para os pacientes. Um conceito que vem ganhando força é o da lipo HD. Outros termos que são a mesma coisa que lipo HD: Lipo LAD, lipo de alta definição, lipoaspiração de alta definição, lipoaspiração HD, lipoaspiração 3D, lipo 3d, lipoescultura de alta definição, lipoescultura HD, lipoescultura 3d, lipo high definition. É a lipoaspiração em que retiramos mais gordura, e de maneira um pouco mais superficial, em determinadas linhas para desenharmos o contorno da musculatura, simulando os músculos reto abdominais e oblíquos por exemplo.

Qual anestesia deve ser utilizada na lipoaspiração?

Via de regra, a lipoaspiração de áreas moderadas e grandes deve ser realizada com anestesia peridural, raqui ou geral. Algumas vezes, associamos raquianestesia à anestesia geral. Tudo prezando pela segurança do paciente. Jamais aceite fazer lipoaspiração em consultório, apenas com anestesia local. Isso é arriscado. Essa é uma cirurgia que deve ser feita em hospital. Muito cuidado com esse monte de termos que são utilizados para denominar a lipoaspiração. Entendam que lipoaspiração é uma só. É a lipoaspiração tumescente. Aquela que utilizamos a solução de Klein (soro fisiológico com adrenalina), para provocar a vasoconstricção e, consequentemente menor sangramento. Dificilmente vocês irão ler um texto com tanta transparência como esse na Internet. Portanto, queridos e queridas leitores(as), não caiam em armadilhas de marketing ou no apelo de oferecer melhores valores, na intenção de isentar o orçamento da cirurgia dos custos hospitalares, em detrimento do que há de mais valioso, que a sua segurança. Não aceitem se submeter a uma lipoaspiração dentro de um consultório. Apenas em hospital. Alguns termos que denotam essas modalidades de cirurgia pouco seguras, realizadas em consultório: mini lipo, lipo light, hidrolipo, hidro lipo. E lipo 360 graus, o que seria isso? Temos visto uma profusão de termos novos para denominar aquilo que já fazemos há muito tempo, na clara intenção de ludibriar o público com a impressão de se tratar de métodos novos. Para mim, Dr. Andre Ahmed, que já estou há algum tempo nesse mercado, acho lamentável a corrida de alguns cirurgiões plásticos pela captação de pacientes, utilizando-se de um marketing agressivo e até antiético. Lipo 360 nada mais é do que a lipo de 2 decúbitos. Ou seja, aquela lipoaspiração, ou lipoescultura, em que trabalhamos a paciente em toda sua circunferência. Essa abordagem circunferencial engloba área posteriores e anteriores. Fazemos a cirurgia em 2 etapas. Cada uma em um decúbito: decúbitos ventral – paciente de bruços –, em que lipoaspiramos (ou “lipamos” no termo popular) a região do dorso (costas), flancos da porção posterior, axilas na porção posterior, culotes, posterior de coxas, etc… E na outra etapa, viramos a paciente para decúbito dorsal – paciente deitada de barriga para cima –, onde prosseguimos com o abdômen em sua face anterior e tudo mais que for possível de ser lipoaspirado nessa posição. O lipo 360 também designa aquela cirurgia que inclui a remoção do excesso de pele no dorso e a abdominoplastia, além da lipo / lipoescultura. Ficou entendido isso? Se aqui eu conseguir conscientizar vocês sobre toda essa charlatanice que temos visto por aí, já vou considerar a minha missão cumprida.

Recomendação Pré-Operatórias:

Na consulta é feita uma avaliação física completa e são solicitados exames pré-operatórios, incluindo radiografia de tórax, eletrocardiograma e exame de sangue completo. Para realizar a cirurgia de lipoaspiração é necessário que você esteja em boas condições de saúde. Informe ao médico os remédios que você usa normalmente pois alguns devem ser suspensos, como é o caso de anticoagulante, AAS e Gikgo Biloba. Avise ao médico em caso de gripe, coriza, febre ou indisposição antes da cirurgia. Interrompa o uso de bebidas alcoólicas e do fumo com o máximo de antecedência. 8 (oito) horas antes do procedimento é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. Outras Recomendações especificas serão dadas pelo Dr. André Ahmed.

Recomendação Pós-Operatórias:

Ter paciência e seguir as orientações passadas pelo Dr. André Ahmed são fundamentais no pós-operatório. Pode haver dor e sensação de desconforto que são resolvidas com analgésicos comuns receitados pelo Dr Andre Ahmed. É muito importante tomar as medicações prescritas nos horários indicados. Geralmente ocorrem inchaços e manchas roxas que desaparecem em alguns dias. Recomenda-se utilizar cinta modeladora para a região tratada, o que auxilia na acomodação da pele e regressão do edema, fazendo com que ela assuma o seu novo contorno. O tempo de uso da cinta pode variar de 1 mês e meio a 2 meses. Exposição ao sol após 2 a 3 meses. Exercícios mais leves: 3 semanas após. Exercícios mais intensos 2 meses depois. Drenagem linfática no pós-operatório é fundamental, 10 a 20 sessões. Pode começar na primeira semana pós cirurgia, mantendo as sessões diariamente no início, e posteriormente, pode fazer em dias alternados.

“ Dr André Ahmed, você utiliza dreno? “

Em boa parte dos casos sim, pois ele ajuda muito o(a) paciente a obter o resultado mais rápido. Claro que, em qualquer caso de lipoaspiração, o edema vai reduzindo gradativamente, mas com o uso do dreno por cerca de 7 dias, essa evolução melhora muito a curto, médio e longo prazo. A paciente chega ao resultado final muito mais rápido e começa a curtir o resultado de forma muito mais precoce. O dreno auxilia na retração da pele, diminui edema, seroma e equimoses substancialmente, chegando ao ponto do(a) paciente necessitar de menos sessões de drenagem linfática do que de costume.

“ Dr. André Ahmed, o que é lipo a laser ?”

Lipo laser, lipolaser ou lipoaspiração a laser é uma lipoaspiração que se utiliza da tecnologia do laser para romper as membranas das células adiposas, com um efeito de emulsificação da gordura. Ou seja, antes da lipoaspiração, o cirurgião passsa uma fibra de laser, preparando a gordura, a qual fica mais “solta” para, a seguir, utilizar as cânulas de lipoaspiração. Supostamente, o laser pode também ser passado, ao final do procedimento, na região lipoaspirada com o intuito de promover a retração de pele. Não há resultados consistentes que falam a favor dessa tecnologia, na avaliação dos resultados a longo prazo. O laser não é isento de riscos e pode provocar queimaduras, além de prolongar muito o tempo da cirurgia.

“Dr André Ahmed, o que é Renuvion? “

É uma tecnologia que se utiliza do jato de plasma com gás Hélio, combinado com radiofrequência. É aplicado ao final do procedimento, no tecido subcutâneo lipoaspirado, com o objetivo de promover a retração da pele. Ao contrário do que muitos pensam, jamais, o Renuvion irá levar a uma retração de pele tão grande, a ponto de substituirmos a indicação de uma abdominoplastia, em paciente com flacidez, pelo uso do Renuvion.

“ Dr Andre Ahmed, o que é o lipo Vaser ? “

O Vaser é um aparelho que auxilia na remoção de gordura feita pela lipoaspiração. Através da energia emitida por ultrassom, se consegue emulsificar a gordura imediatamente antes da lipoaspiração. Ganhou muita notoriedade após a propagação da Lipo HD. As versões mais modernas não têm aprovação pela Anvisa. Outros termos utilizados: lipo ultrassônica, lipoaspiração ultrassônica.

“ Dr. André Ahmed, e o Vibrolipo ? O que é? “

Esse é um aparelho que tem o objetivo de poupar o cirurgião de grandes esforços, pois promove movimentos de vai-e-vem da cânula num trajeto de pouco milímetros, numa frequência muito alta, e vai soltando a gordura de maneira mais rápida. De todas as tecnologias citadas, é o único capaz de reduzir o tempo cirúrgico. Essa é a proposta do vibro lipo. Acrescentar tecnologias atuais à lipoaspiração é algo que não deve ser descartado, mas também devemos observar alguns detalhes importantes. Sempre que agregarmos o uso desses aparelhos, estaremos entendendo que estamos assumindo custos maiores, e consequentemente onerando mais o orçamento da cirurgia para o paciente. A cirurgia fica mais cara. Outro fato que deve ser levado em consideração, mas pouco se comenta. O uso dessas ferramentas tecnológicas, à exceção do Vibrolipo, sempre irão aumentar o tempo cirúrgico de 1 a 2 horas a mais. Isso implica em aumento do risco. Nenhuma tecnologia jamais irá substituir a mão do cirurgião. Pode ter certeza que a experiência do cirurgião aliada a uma técnica apurada e sensibilidade estética são muito mais importantes do que a assistência de qualquer desses aparelhos. Temos que entender também que fatores inerentes à anatomia do paciente pode influenciar muito. Por exemplo, a qualidade da pele. Pacientes que tem uma pele de boa qualidade já terão vantagem no resultado. Estar dentro do peso também é fundamental como já foi dito.

“ Dr. Andre Ahmed, homens procuram pela lipoaspiração?”

Sim, a lipoaspiração em homens vem cada dia sendo mais realizada. A lipoaspiração masculina está bem difundida. Se você está procurando por: Lipoaspiração preço Lipoaspiração valor Quanto custa uma lipoaspiração Valor de uma lipoaspiração Preste bem atenção aqui.

O Conselho Federal de Medicina nos proíbe de divulgar valores de cirurgia pela Internet

Aqui vai uma dica. Muito cuidado. Se você se basear apenas em orçamentos, poderá estar tomando uma decisão errada. Quando você entra numa farmácia e procura por um shampoo, e você quer um bom shampoo, e não um qualquer “baratinho”. Você sabe muito bem que o shampoo de melhor qualidade será mais caro. Não é verdade? Você acha que essas variações não vão existir no vasto mercado da cirurgia plástica? Se pergunte se o valor a ser pago não é apenas uma questão de prioridade. Muitas pessoas gastam com viagens caras e roupas de grandes marcas. Mas na hora de escolher um cirurgião, em quem irá confiar sua vida e em quem está depositando tantas expectativas estéticas, acabam cometendo o erro de barganhar o valor do profissional. Veja bem… o cirurgião cobra pela sua experiência, pelo seu conhecimento, pelo comprometimento e reconhecimento que adquiriu ao longo de anos exercendo a profissão, e proporcionando muitos resultados maravilhosos. Não espere pagar barato numa cirurgia, e ter a alta chance de ficar satisfeita. Cuidado que o barato pode sair caro. Ou não… vale a pena arriscar? Vale a pena contar com a sorte? Outra dica que deixo aqui. Procure um profissional que você confie. Não procure pelo método de lipoaspiração. Se o profissional é capacitado para lhe atender, saiba que ele irá utilizar a técnica que for melhor para você. Não se iluda com falsas promessas de retração de pele. Espero que tenham gostado! Saúde e felicidade para vocês!

Outros Procedimentos

Agende sua consulta

Dr. André Ahmed - Experiência e Credibilidade