Blog

HomeNotícias5 Dicas de como cuidar da pele no inverno

5 Dicas de como cuidar da pele no inverno

É só o inverno começar para a rotina em casa mudar um pouco. O banho de manhã, por exemplo, passa do morno para o mais quente. Já o tempo embaixo do chuveiro ganha alguns, ou até muitos minutos a mais.

Muitos brasileiros acabam se rendendo a este conforto, porém poucos tomam os cuidados necessários com a pele. A temperatura elevada da água do chuveiro pode até estar adequada para encarar o frio do começo do dia, mas ela pode prejudicar a saúde do maior órgão do corpo humano. A umidade relativa do ar também influencia.

Por isso, veja algumas dicas preparadas pelo Dr. André Ahmed para manter a saúde da sua pele no inverno.

1- Não abuse do chuveiro

É só a estação mais fria do ano chegar, para que a temperatura do equipamento seja alterada. Porém, a água muito quente é prejudicial para a pele e couro cabeludo. A temperatura muito elevada provoca o ressecamento e aumenta a produção de sebo. A orientação para manter a saúde da pele no inverno é banhar-se com água morna. Encontre um meio termo que seja confortável. E lembre-se: escolher um sabonete com função hidratante pode tornar o banho ainda mais reparador.

2- Utilize cremes hidratantes

Como a pele no frio está mais fragilizada, uma dica é redobrar os cuidados com a hidratação. Hoje o mercado de cosméticos possui uma imensa variedade de produtos para diferentes tipos de cuidados e pele. Mas, antes de levar algum para a casa, leia atentamente o rótulo e dê preferência para hidratantes que tenham em sua composição vitamina C, por exemplo.

Para as mãos e pés, a indicação é usar hidratantes ricos em vitamina E. Outra dica importante é utilizar sempre protetor solar. Independentemente se sua rotina é dentro do escritório ou fora dele, o protetor é fundamental. As lâmpadas também emitem radiação nociva à pele.

3- Beba muita água

Naturalmente, o consumo de água durante o inverno diminui, mesmo assim não podemos nos descuidar. Os médicos recomendam consumir no mínimo dois litros de água por dia para manter o bom funcionamento do organismo.

Além disso, o que muitos não sabem é que alguns chás ajudam a manter a saúde da pele, além de conservarem o corpo aquecido. Chás de cores claras possuem funções hidratantes.

4- Cuidados com os lábios

A fragilidade provocada pelo frio e o vento podem provocar o ressecamento dos lábios. As fissuras são incômodas e, se não cuidadas, podem evoluir para feridas.

Devido à localização e flexibilidade, o processo de cicatrização pode demorar. O uso de hidratantes labiais pode ajudar a mantê-los hidratados. Invista também no uso de manteiga de cacau ou balm.

5- Cuidados especiais com a pele após cirurgias plásticas

A procura por procedimentos estéticos durante o inverno aumenta. A estação dificulta que o corpo inche e a incidência de raios solares são menores. Além disso, com a baixa temperatura, o paciente tem mais conforto para utilizar malhas, cintas e meias compressivas.

Mesmo com essas vantagens, o paciente recém-operado também precisa se atentar para os cuidados com a pele. O ideal é que a atenção seja redobrada, para garantir uma recuperação rápida e saudável. Nesse período, mantenha a hidratação da pele com produtos dermocosméticos e use sempre o protetor solar

A clínica do Dr. André Ahmed conta com uma imensa variedade de procedimentos estéticos e com profissionais altamente qualificados, visando sempre a beleza, a saúde e o seu bem-estar. Entre em contato e faça uma avaliação!

WhatsApp