Rinoplastia
no Rio de Janeiro

Realize o sonho de ter um nariz delicado
e harmônico com o seu rosto.

Agende sua consulta

Por Dr. André Ahmed

Também conhecida como plástica do nariz, a rinoplastia é um procedimento seguro e um dos mais procurados pelos brasileiros.

Isso porque a cirurgia, quando realizada por um profissional de confiança, ajuda a trazer harmonia para a face, recuperando a autoestima do paciente e também promovendo melhoras funcionais na respiração.

O que é rinoplastia?

Um dos procedimentos mais procurados nos consultórios médicos, a cirurgia de rinoplastia visa harmonizar a estética facial e também traz benefícios funcionais para o paciente.

O que ocorre porque a cirurgia do nariz, além de corrigir imperfeições no local, também é indicada para o tratamento de desvios do septo, auxiliando na respiração.

Atualmente, as técnicas utilizadas estão cada vez mais modernas, o que garante resultados duradouros e satisfatórios.

De maneira geral, desde que respeitadas todas as orientações pré e pós-operatórias, trata-se de um procedimento relativamente simples e de fácil recuperação.

A cirurgia no nariz, em si, leva cerca de 3 horas, podendo ser feita com anestesia geral ou, ainda, anestesia local combinada com sedação. Uma vez que ocorra tudo bem durante o procedimento cirúrgico, o paciente receberá alta entre 12 a 24 horas.

Após 7 dias já é possível retomar, aos poucos, às atividades cotidianas, com recuperação gradual durante as primeiras 4 semanas.

Porém, cabe ressaltar que a escolha de um bom cirurgião é fundamental para que as expectativas do paciente sejam atendidas.

O cirurgião plástico Dr. André Ahmed atua no Rio de Janeiro, é especialista em rinoplastia e visa resgatar a autoestima dos seus pacientes, realçando a beleza individual de cada um.

Para quem é indicada a cirurgia do nariz?

Como explicamos anteriormente, a rinoplastia alia benefícios estéticos e funcionais, uma vez que o cirurgião plástico atua para melhorar a composição visual da face, enquanto preserva as funções respiratórias do nariz.

Portanto, a sua indicação cirúrgica é bastante ampla, válida tanto para homens quanto para mulheres. Sendo assim, são considerados candidatos ideais à rinoplastia aqueles que desejam:

  • Melhorar e harmonizar a aparência da face;
  • Corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais no nariz;
  • Corrigir a giba osteocartilaginosa no dorso nasal;
  • Melhorar a projeção da ponta nasal;
  • Afinar a ponta nasal;
  • Melhorar o ângulo nasolabial;
  • Afinar a base do nariz;
  • Reduzir as asas nasais;
  • Reduzir a base óssea;
  • Reparar mudanças causadas pelo envelhecimento, tais como a ponta caída;
  • Restaurar alterações estéticas causadas por doenças, deformidades adquiridas ou pós-traumáticas.
 

Contraindicações da Rinoplastia

Embora seja uma cirurgia bastante popular, vale ainda ressaltar que há algumas contraindicações para o procedimento.

Isso ocorre porque algumas comorbidades são consideradas impeditivas para a realização da rinoplastia, uma vez que configuram alto risco para intervenções cirúrgicas.

Entre elas, destacamos a hipertensão arterial descontrolada, diabetes descompensada, condições cardíacos graves ou, ainda, problemas de coagulação.

Por isso, todos os pacientes devem passar por avaliação prévia em consultório, bem como realizar os exames solicitados pelo médico especialista.

 

Existe idade ideal para operar o nariz?

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) indica a cirurgia a partir dos 13 anos. Embora não haja consenso, o ideal é aguardar o desenvolvimento completo do nariz, o que poderá ser avaliado em consultório pelo especialista.

A esmagadora maioria dos pacientes têm idade superior a 18 anos. Ademais, a maior procura é de pacientes entre 20 a 40 anos.

Já no extremo oposto, a idade limite para a rinoplastia varia, uma vez que pacientes acima dos 60 anos precisam passar por avaliação criteriosa, com exames específicos sugeridos pelo médico.

Com o avançar dos anos, é comum que a cartilagem enfraqueça, enquanto a pele fica mais grossa.

Sendo assim, o ideal é sempre conversar com o médico para alinhar as expectativas de resultados.

 

Tipos de nariz e sua influência no resultado da cirurgia estética

Primeiramente, quando falamos de cirurgia plástica do nariz, é necessário lembrar que o objetivo é sempre proporcionar a harmonia da face.

Desse modo, ainda que muitos pacientes desejem um nariz específico, o especialista deverá avaliar toda a estrutura da face para determinar as alterações viáveis.

Isso garante um resultado mais natural e simétrico. Ademais, a espessura da pele, traços característicos e tipo de nariz também são levados em conta durante a avaliação prévia da rinoplastia.

No Brasil, há dois tipos principais, sendo eles caucasiano e o afrodescendente. Na sequência, vamos explicar um pouco sobre cada um:

Nariz afrodescendente

Em primeiro lugar, esse é um formato caracterizado pelas narinas largas e baixa projeção da ponta. É predominante na população negra e também um dos mais comuns no Brasil, uma vez que a população é altamente miscigenada.

Nesse caso, as limitações são a pele mais grossa, cartilagem com pouca sustentação, ponta pouco projetada, asas nasais largas e nariz selado (dorso nasal mal definido e mais afundado). Para uma rinoplastia de sucesso, é necessário respeitar as características étnicas.

Nariz caucasiano

Mais típico de pacientes de pele branca, bem presente também na população brasileira, o nariz caucasiano caracteriza-se pelo tamanho grande, boa projeção e elevação exagerada do dorso nasal.

O último é, também, a queixa mais comum entre os pacientes, que desejam melhorar o perfil e corrigir a giba presente no dorso.

De modo geral, esse tipo de nariz geralmente apresenta pele fina e cartilagem com boa sustentação.

Com isso, fazendo com que a rinoplastia nesses casos traga resultados mais evidentes, já que as alterações na estrutura interna óssea e cartilaginosa transpareça mais devido ao fato de a pele ser mais fina.

Embora menos comum, também é possível que esses pacientes apresentem pele mais grossa, o que limita os resultados. Portanto, o ideal é sempre passar por uma avaliação profissional.

Vamos reforçar que numa população extremamente miscigenada como a que encontramos no Brasil, não é raro encontrarmos pacientes da raça branca com características pontuais de nariz afrodescendente.

Quanto custa uma rinoplastia no Rio de Janeiro?

Assim como qualquer outra cirurgia plástica, o valor da rinoplastia depende de muitos fatores.

Lembre-se de que o preço do procedimento inclui a internação hospitalar, honorários médicos e anestesia. Além disso, também são requisitados exames pré-operatórios, pagos à parte.

Por isso, se você está em busca de realizar a sua tão sonhada rinoplastia, o ideal é agendar uma consulta com o Dr. André Ahmed, para esclarecer todas as dúvidas e obter um orçamento personalizado, bem como condições de pagamento facilitadas.

Como é feita a cirurgia plástica do nariz

Em seguida, vamos falar sobre as duas formas de incisão possíveis, exonasal ou endonasal. Parte essencial da cirurgia, é a partir das incisões que o cirurgião irá remodelar as estruturas internas.

Para tanto, é possível optar por duas vias de acesso, popularmente conhecidas como rinoplastia aberta ou fechada.

Assim como a escolha do formato ideal, é importante lembrar que as características do paciente e do tipo de cirurgia irão ditar a escolha da via de acesso. Continue lendo para entender as principais diferenças entre elas:

Rinoplastia aberta ou exorrinoplastia

Para começar, na rinoplastia aberta o cirurgião faz a incisão através da região entre as duas narinas, conhecida como columela. Isso é necessário, por exemplo, em casos complexos, onde é preciso ter grande visibilidade da área operada.

É uma via bastante usada principalmente nas rinoplastias secundárias, corretivas e reconstrutivas.

A pele é descolada e as estruturas internas são visualizadas diretamente e com um acesso bem mais amplo. A cicatriz resultante da incisão feita na columela costuma ficar extremamente discreta.

Rinoplastia fechada ou endorrinoplastia

Em segundo lugar, temos a via endonasal, ou rinoplastia fechada, indicada principalmente para correções do dorso e da giba.

Nela, as incisões são feitas somente dentro da cavidade nasal. Nessa técnica, há menos descolamento da pele nasal.

Essa via de acesso possui maiores limitações nos casos de correção da ponta do nariz. Portanto, lembre-se sempre de ouvir a indicação do seu cirurgião, pois somente após avaliação de diversos fatores é possível optar pelas técnicas ideais.

Cuidados pré-operatórios

Conforme explicamos anteriormente, mesmo que a rinoplastia seja uma cirurgia segura, o segredo do sucesso está na escolha do profissional e também no respeito pelos cuidados recomendados.

Antes da cirurgia, o paciente deverá passar por consulta e exames prévios. Assim, o cirurgião plástico poderá, de fato, analisar todos os critérios necessários para a realização da rinoplastia.

Na sequência, você confere algumas dicas do cirurgião plástico Dr. André Ahmed para o período pré-operatório:

  • Respeite todas as orientações e realize os exames solicitados pelo médico;
  • Não deixe de sanar todas as suas dúvidas sobre cuidados pré e pós-operatórios durante as consultas que antecedem o procedimento;
  • Antes da realização da cirurgia, é fundamental que o paciente esteja em boas condições de saúde;
  • Desse modo, avise ao médico imediatamente a ocorrência de sintomas de infecções ou indisposição antes da sua rinoplastia;
  • Também é preciso interromper o uso de fumo, bebidas alcoólicas e medicamentos anticoagulantes antes da cirurgia no nariz:
  • Por fim, faça jejum absoluto de líquidos e sólidos nas 8 horas que antecedem a rinoplastia.
 

Quanto tempo demora a recuperação da rinoplastia?

De maneira simplificada, a recuperação ocorre gradualmente, começando logo após a cirurgia e com resultado completo após 1 ano. 

É comum que as primeiras 48 horas sejam mais difíceis, uma vez que a dor, inchaço e possibilidade de sangramento se fazem mais presentes.

O repouso durante a primeira semana é fundamental para o processo de cicatrização. Contudo, após 7 dias, geralmente já é possível observar a melhora gradual, permitindo que o paciente retome com algumas atividades.

É válido, ainda, ressaltar que a recuperação da rinoplastia ocorre aos poucos, pois enquanto reduz o inchaço, o nariz passa a exibir o novo aspecto.

Para ver o resultado final da cirurgia plástica do nariz, é preciso aguardar cerca de 1 ano, período que leva para a recuperação total do procedimento. A partir daí, o nariz já assumiu a sua forma final.

Como funciona o pós-operatório da cirurgia no nariz

Essa é, certamente, uma das principais preocupações de quem busca por uma rinoplastia.

Isso porque muitos têm medo da dor ou do desconforto que podem surgir no período pós-operatório. Se for o seu caso, não se preocupe.

Afinal, os avanços expressivos nas técnicas utilizadas, bem como o uso de medicamentos que controlam bem a dor, permitem uma recuperação bastante tranquila para o paciente.

Ainda assim, para garantir o sucesso estético e funcional da rinoplastia, é indispensável que o paciente siga todos os cuidados pós operatórios indicados pelo médico. Na sequência, o Dr. André Ahmed dá algumas dicas para quem deseja passar pela cirurgia plástica do nariz:

Cuidados após a rinoplastia

  • Primeiramente, lembre-se de que as 48 horas após a cirurgia costumam ser mais delicadas, mas o desconforto logo passa:
  • Tenha cuidado máximo com o curativo (tala), que não deve ser molhado nem retirado sem o aval médico;
  • Nas primeiras semanas, é preciso proteger o nariz durante o sono para preservar a nova forma:
  • Independentemente de optar por uma rinoplastia aberta ou fechada, é preciso ter cuidado com a exposição solar. Sendo assim, siga sempre as orientações do cirurgião e, após a liberação, invista no protetor solar;
  • Lembre-se que a boa alimentação e hidratação corretas são aliadas do processo de cicatrização. Portanto, evite alimentos gordurosos e invista em boas fontes de vitaminas, minerais e proteínas que auxiliam na recuperação;
  • Você deverá evitar por completo as atividades físicas até a liberação médica, pois isso impacta diretamente na cicatrização interna e externa da cirurgia;
  • Por último, o resultado ocorre gradualmente, então saiba que a paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório.

Cirurgia de Rinoplastia no Rio de Janeiro | RJ

Se você está em busca do nariz perfeito, saiba que a escolha do cirurgião faz toda a diferença no resultado. 

Atuando com excelência no Rio de Janeiro, o Dr. André Ahmed é formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Além de inúmeros resultados de sucesso, ele ainda conta com um currículo que inclui residência em cirurgia plástica no Hospital Barata Ribeiro, que segue a mesma linha da escola do Prof. Ivo Pitanguy.

Seu consultório está localizado em Ipanema e equipado com tecnologia de ponta, ideal para quem deseja recuperar a autoestima com segurança.

Durante a consulta, o Dr. André Ahmed realiza uma anamnese com o paciente, alinhando expectativas e também um estudo da face.

Então, considerando o histórico médico, características e harmonia facial, é possível dar sequência ao procedimento.

Antes da cirurgia do nariz, é necessário passar por uma série de exames, bem como uma análise fotográfica do nariz, ideal para estudar o planejamento cirúrgico.

Conclusão

Finalizando, vale reiterar que para uma rinoplastia de sucesso, é preciso escolher sempre um profissional capacitado e de extrema confiança.

Afinal, ele deverá modelar tanto a parte estética quanto a funcional. E sempre respeitando as características individuais e desejos do paciente.

Veja também sobre outros procedimentos como: ginecomastia e otoplastia

Para realizar o sonho da rinoplastia, você pode contar com a experiência e credibilidade do Dr. André Ahmed, cirurgião plástico especialista em rinoplastia no Rio de Janeiro, com consultório em Ipanema. Entre já em contato e agende a sua consulta.

Os Procedimentos mais Procurados

Dr. André Ahmed - Experiência e Credibilidade

Gisele Rodrigues
2021-10-27
Só tenho a agradecer pela equipe médica e principalmente pelo Dr. ANDRÉ. A cirurgia foi um sucesso, superou minhas expectativas, super indico... 🤩 Ano que vem estarei de volta para realização de outro procedimento!!!
Amanda Teixeira
2021-09-22
Dr André é excepcional em todos os aspectos, antes de encontrá-lo passei por outras 3 consultas com outros profissionais e não me senti confortável nem confiante para realizar o procedimento, mas com Dr André de cara já senti tudo que eu precisava para finalmente realizar meu sonho, ele foi e ainda é atencioso, cauteloso, realista, caprichoso e detalhista na minha cirurgia e me passou muita confiança, agora estou no pós operatório e ele juntamente com sua equipe estão me dando todo apoio necessário. Eu estou amando meu resultado muito obrigado Dr André eu acertei na escolha do meu Cirurgião ❤️
carla Ramalho
2021-09-17
Eu estou muito, mas muito feliz com meu resultado, doutor André Ahmed é dedicado ele se preocupar em trazer a sua alto estìma de volta, quer ver o melhor resultado na sua paciente, não conheci um doutor que me deixou tão confortável e segura em fazer uma cirurgia, me olho no espelho e me sinto feliz e estou apenas com poucos dias de operada, eu indico com toda certeza é um excelente profissional. Só tenho que te agradecer meu doutor, obrigada!!!
Raymarleite Leite
2021-09-17
Sou Rayane Paciênte Doutor André super satisfeita com minha cirurgia que realizei a 3 anos..Sou muito Grata ao Doutor André por ter devolvido minha Autoestima...Gostei tanto do meu resultado que hoje Levo meu Marido para ser mais um paciênte do Doutor André! Que Deus continue abençoando sempre suas mãos...
ISABELA FERREIRA
2021-09-11
Estou muito feliz com o resultado da minha cirurgia mamoplastia o dr André é um excelente profissional a equipe é super atenciosa estou muito satisfeita por ter escolhido operar com ele, um profissional detalhista inclusive na questão da cicatriz concerteza ele da o seu melhor no q faz .
Vanessa Alves
2021-09-11
Não tenho nada a reclamar, mas só a agradecer. Desde o primeiro dia de consulta, quando a Fabiana me acolheu, ela foi peça determinante para que eu pudesse dar continuidade ao meu sonho. Sandra a secretária tbm um amor de pessoa, sempre muito solícita. Lá no hospital Rio Day o atendimento tbm foi Top!!! Guilherme o anestesista inclusive me procurou um dia antes, pra saber um pouco do meu histórico de saúde, isso passa um pouco mais de confiança pra gente. Lá no centro cirúrgico ele conversou comigo, me acalmou. Todo suporte tive lá no hospital Rio Day. Infelizmente não me lembro do nome dos enfermeiros, mas lembro exatamente como cada um cuidou de mim com tanto carinho. Na verdade só lembro da Cris, um amorzinho de pessoa que me recebeu no centro cirúrgico e que tbm estava comigo no dia da minha alta. E enfim o Dr André... Dr André é um profissional muito dedicado. Observei no dia da minha alta o quanto ele é muito dedicado, detalhista e perfeccionista. Qualidades que realmente todo cirurgião plástico deveria prezar, mas que infelizmente não encontramos em todos. Porém Dr André Ahmed realmente é um excelente profissional, muito responsável, muito honesto, desde a 1° consulta ele foi muito claro comigo e honesto, me esclareceu sobre as possibilidades e limitações por no meu caso ser uma cirurgia secundária... Mas de verdade, Dr André fez um excelente trabalho. Apesar de eu ter apenas 4 dias de cirurgia e ainda estar muito inchada, o que é normal, ainda assim já consigo ver que o contorno é outro, aquele aspecto artificial que eu tinha de um bumbum marcado não existe mais. Sei que a evolução será ainda melhor. Sei que o resultado só vai evoluir pra melhor e isso já me deixa muito feliz e satisfeita. Estou tendo todos os cuidados seguindo todas as orientações do Dr André. Parte do resultado da cirurgia cabe tbm ao paciente, aos cuidados e responsabilidade no pós operatório e estou levando tudo a risca. Enfim estou muito feliz e satisfeita com o trabalho de excelência do Dr André Ahmed e toda sua equipe.
Manoela Rodriques borges
2021-09-11
Melhor médico , equipe maravilhosa me sentir muito segura, devolveu minha alto estima, parabéns dr André e para toda sua equipe
Alexandra Moreira da Silva
2021-09-10
Ótimo atendimento no consultório, ambas secretárias se mostraram dispostas a tirar todas nossas dúvidas. Médico obstinado a fazer tudo para que tenhamos ótimos resultados e bom pós operatório.. Atenção no pos cirúrgico integral. Me senti muito segura com toda equipe envolvida. Sonhando com a próxima cirurgia! Grata!
Carolina Oliveira Carolina
2021-09-10
Foi ótima doutor André um excelente profissional ele e toda equipe dele total confiança em breve eu retornarei pra fazer mas um procedimento .
Dani Fox
2021-09-10
Dr André é um excelente cirurgião! Recebi todo o apoio e atenção necessária tanto no pré quanto no pós operatório. Dr André e sua equipe sempre estiveram disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas, a qualquer hora. Sempre muito atenciosos. Fiquei muito feliz com o resultado das 2 cirurgias que fiz com ele (glúteo e mama) e super recomendo o trabalho dele.

Agende sua consulta