Blog

HomeNotíciasTer vergonha do corpo pode deixar as mulheres doentes

Ter vergonha do corpo pode deixar as mulheres doentes

Um estudo sugere que as mulheres que têm mais vergonha do corpo são menos saudáveis. Eis mais um motivo para amar o seu corpo tal como ele é.

A autoestima tem sido um fator sensível nos tempos modernos. Seja pelas imagens massificadas de que a magreza é sinónimo de beleza ou pelas comparações e bullying que se fazem atrás de um computador. A verdade é que há muitas mulheres e muitos homens que têm vergonha do corpo.

Um grupo de investigadores da Universidade de Bucknell, nos Estados Unidos, levou a cabo dois pequenos estudos para tentar determinar se haveria alguma relação entre ter vergonha do corpo e a saúde.

No primeiro estudo inquiriram 177 mulheres estudantes que teriam de concordar ou discordar com frases como: “Quando não sou do tamanho que acho que deveria ser, sinto-me envergonhada” ou “Muitas vezes sinto-me vulnerável às doenças”.

Para confirmar que as conclusões de que as mulheres com mais ‘problemas’ com a imagem corporal têm mais problemas de saúde e não eram influenciadas pelo Índice de Massa Corporal, pela depressão e pelo tabagismo, os investigadores realizaram outra versão do estudo onde fizeram o mesmo questionário a 181 mulheres estudantes entre setembro e dezembro.

Os investigadores sugerem que a vergonha do corpo que as mulheres reportaram em setembro poderá ter contribuído para as infecções pelas quais passaram em dezembro.

De acordo com o Huffington Post, este estudo destaca o seguinte padrão de correlação: Ter vergonha do corpo prevê pouca saúde física porque estes sentimentos fazem com que as mulheres se tornem menos sensíveis aos seus corpos e não avaliem corretamente como estão ou não saudáveis, o que pode gerar problemas de saúde caso os sintomas não sejam detectados a tempo.

Fonte: Mundo ao minuto.